Critérios

Critérios de avaliação.

Por favor leiam as seguintes informações, são muito importantes para quem deseja se registrar nas categorias listadas abaixo:

TANGO DE PISTA / TANGO SALÃO (profissional e amador) – CATEGORIA OFICIAL

Nesta categoria os casais vão competir em grupos dançando três músicas previamente selecionadas pela Comissão.

1) Sobre a posição do tango salão:
Uma vez que o casal se abraça, os dançarinos não podem separar-se enquanto a música estiver tocando. Isto significa que eles não podem quebrar o abraço, que é considerado como a posição do Tango salão.
Para a posição ser considerada correta, o casal deve estar junto constantemente entre si através do abraço.
Entende-se que, em determinadas figuras, isso pode ser flexível, mas não sobre toda a música. Todos os movimentos devem ser realizados dentro do espaço permitido pelo abraço do casal.

2) Os juízes darão especial relevância para a musicalidade do casal, conexão, técnica, interpretação da música e o estilo elegante de andar

3) Dentro dessas diretrizes, os participantes podem realizar todas as figuras comumente usadas, incluindo varridas, sacadas (perto do chão), enrosques (giros), etc.

4) Ganchos, saltos, sentadas e qualquer outra figura onde ambos os pés percam o contato com o solo são completamente excluídas.

5) Os casais, como em um salão de baile de verdade, devem mover-se constantemente para a esquerda e evitar ficar no mesmo lugar por muito tempo para não impedir o fluxo da ronda.

6) Nenhum dos membros do casal pode levantar as pernas além da linha dos joelhos. Adornos com os pés são permitidos dentro deste limite.

7) Recomendamos roupas elegantes de dança social para mulheres e trajes tradicionais para os homens, embora os figurinos não serem levados em conta como uma avaliação específica nesta categoria.

TANGO CENÁRIO (profissional e amador) – CATEGORIA OFICIAL

1) Na categoria de Tango Cenário cada casal irá competir individualmente dançando um tema com coreografia de sua escolha. Nós recomendamos usar a mesmo tema e a mesma coreografia durante toda a competição.

2) O tempo da coreografia não deve ultrapassar 4 minutos.
Os casais devem preparar e apresentar um pen drive que tenha 1 tema de música (apenas Tango). Toda música deve estar na velocidade adequada, o controle de velocidade não se ajustará. Os rótulos serão fornecidos pela música e eles devem ser conectados a unidade Flash com as seguintes informações: nome do casal, nome da coreografia, nome da música e orquestra. Sugerimos aos participantes que tragam uma cópia caso haja um problema com a cópia principal.

3) Os participantes podem expressar sua opinião pessoal sobre a dança de tango: isso significa que podem usar os movimentos, figuras e aplicativos que não são normalmente associados com tango tradicional, no entanto, a coreografia deve incluir figuras tradicionais do Tango, tais como: oitos, longas caminhadas, boleos, ganchos e também o abraço milongueiro.

4) Será permitido o afastamento do abraço e também o uso de técnicas de outras disciplinas de dança, desde que sejam usados em benefício da interpretação coreográfica.

5) Movimentos aéreos e outros movimentos característicos de outras danças não devem ser excessivos, (isso significa que eles não devem exceder um terço do desempenho). O casal deve ter sequências de movimento de deslocamento no solo, usando todo o espaço cênico.

6) Os juízes levarão em conta os seguintes critérios:

  • Composição coreográfica
  • A preservação da essência do tango
  • Uso do espaço cênico.
  • Coreografia e técnicas posturais
  • Espaço do corpo e alinhamento.
  • Sincronicidade do Casal
  • Efeitos coreográficos
  • Interpretação da música
  • Precisão musical

7) O uso de vestuários inadequados que não são tipicamente para tango (como salsa ou patinação no gelo) será penalizado.

TANGO SALÃO SÊNIOR (profissional e amador) – CATEGORIA EXTRAOFICIAL

1) O Tango salão sênior é uma categoria não oficial, aberta para dançarinos amadores de 50 anos de idade e mais velhos. Se há uma diferença de idade entre os membros do casal, mas ambos são maiores de 50 anos de idade, ambos estão qualificados para competir, não importando a diferença de idade.

2) Os casais bailam juntos no mesmo salão, enquanto estão sendo julgados por um grupo de juízes familiarizados com Tango argentino com reputação internacional. Os juízes sentam na frente da pista de dança para poder ver todos os competidores ao mesmo tempo.

3) Nesta categoria, os casais vão competir em grupos, dançando três tangos previamente selecionados pela Comissão.

4) O abraço não pode ser rompido, os participantes devem estar constantemente conectados entre si através do abraço. Entende-se que, em determinadas figuras, isso pode ser flexível, mas não sobre toda a peça de música. Todos os movimentos devem ser realizados dentro do espaço que permite o abraço do casal.

5) Os juízes vão dar especial relevância a musicalidade do casal, a elegância, a interpretação da música e o estilo de andar.

6) Os participantes podem realizar todas as figuras comumente usadas, incluindo varridas, sacadas baixas, lápis, enrosques, etc.

7) Ganchos, saltos, sentadas e qualquer outra figura onde ambos os pés percam o contato com o solo são completamente excluídas.

8) Os casais, como em um salão de baile de verdade, devem mover-se constantemente para a esquerda e evitar ficar no mesmo lugar por muito tempo para não impedir o fluxo da ronda.

9) Nenhum dos membros do casal pode levantar as pernas além da linha dos joelhos.

10) Recomendamos roupas elegantes de dança social para mulheres e trajes tradicionais para homens.

MILONGA (profissional e amador) – CATEGORIA EXTRAOFICIA

1) Nesta categoria os casais vão competir em grupos dançando três músicas previamente selecionadas pela Comissão.

2)Todos os critérios usados na avaliação do Tango Pista serão usados também para a Milonga.

3)Nessa categoria os juízes darão especial relevância a musicalidade do casal, a elegância, a interpretação da música e o estilo de andar.