Regulamento

ATENÇÃO 

Houve mudança no Regulamento do Campeonato, leia antes de realizar sua inscrição

O regulamento está descrito na língua espanhola e inglesa.

Basta clicar no link abaixo para acessar.

CATEGORIAS

1- OFICIAL > TANGO DE PISTA E TANGO CENÁRIO
As categorias OFICIAIS estão sujeitas ao regulamento do BUENOS AIRES FESTIVAL Y MUNDIAL DE BAILE, determinado pelo governo da cidade autônoma de Buenos Aires, Argentina.

2- EXTRAOFICIAL > TANGO DE PISTA PRO/AM, MILONGA, TANGO DE PISTA SÊNIOR E TANGO VALS

TANGO DE PISTA PRO/AM 
1) O regulamento da categoria PRO (profissional) / AM (amador) é basicamente o mesmo que o do categoria Tango de Pista, com a diferença que no momento da avaliação, o jurado levará em conta apenas o desempenho do amador – aluno, ou seja, não avaliará o desempenho do profissional – professor. 
Para isso, no momento da inscrição devem declarar qual dos participantes é profissional, se é o condutor ou o seguidor, os jurados serão comunicados no momento em que se forma a ronda de baile.
2) O único aspecto que incluirá o profissional na avaliação é a coordenação com seu aluno, mas não serão avaliadas sua técnica, nem sua musicalidade.
No caso em que o profissional seja o condutor e que sua musicalidade não seja boa, isso não afetará a avaliação do aluno – seguidor.
No caso de que o condutor tenha um bom desempenho musical, o seguidor será avaliado com base em sua interpretação da música.
O profissional não será avaliado em vestuário, técnica,nem musicalidade. 
3) Os demais aspectos serão os mesmos que os da categoria Tango de Pista.

TANGO DE PISTA SÊNIOR (profissional e amador)
1) O Tango de Pista Sênior é uma categoria não oficial, aberta para dançarinos com 50 anos de idade ou mais. Se há uma diferença de idade entre os membros do casal, mas ambos são maiores de 50 anos de idade, ambos estão qualificados para competir, não importando a diferença de idade. Essa categoria segue o mesmo regulamento da categoria Tango de Pista Oficial.
2) Os casais bailam juntos no mesmo salão, enquanto estão sendo julgados por um grupo de juízes familiarizados com Tango argentino com reputação internacional. Os juízes sentam na frente da pista de dança para poder ver todos os competidores ao mesmo tempo.
3) Nesta categoria, os casais vão competir em grupos, dançando três tangos previamente selecionados pela Comissão.
4) O abraço não pode ser rompido, os participantes devem estar constantemente conectados entre si através do abraço. Entende-se que, em determinadas figuras, isso pode ser flexível, mas não sobre toda a peça de música. Todos os movimentos devem ser realizados dentro do espaço que permite o abraço do casal.
5) Os juízes vão dar especial relevância a musicalidade do casal, a elegância, a interpretação da música e o estilo de andar.
6) Os participantes podem realizar todas as figuras comumente usadas, incluindo varridas, sacadas baixas, lápis, enrosques, etc.
7) Ganchos, saltos, sentadas e qualquer outra figura onde ambos os pés percam o contato com o solo são completamente excluídas.
8) Os casais, como em um salão de baile de verdade, devem mover-se constantemente para a esquerda e evitar ficar no mesmo lugar por muito tempo para não impedir o fluxo da ronda.
9) Nenhum dos membros do casal pode levantar as pernas além da linha dos joelhos.
10) Recomendamos roupas elegantes de dança social para mulheres e trajes tradicionais para homens.

MILONGA (profissional e amador)
1) Nesta categoria os casais vão competir em grupos dançando três músicas previamente selecionadas pela Comissão.
2) Todos os critérios usados na avaliação do Tango Pista serão usados também para a Milonga.
3) Nessa categoria os juízes darão especial relevância a musicalidade do casal, a elegância, a interpretação da música e o estilo de andar.

TANGO VALS (profissional e amador)
1) Nesta categoria os casais vão competir em grupos dançando três músicas previamente selecionadas pela Comissão.
2) Todos os critérios usados na avaliação do Tango Pista serão usados também para o Tango Vals.
3) Nessa categoria os juízes darão especial relevância a musicalidade do casal, a elegância, a interpretação da música e o estilo de andar.